Como Funciona
Com a ViaCTT, pode receber o seu correio em formato digital, arquivá-lo, partilhá-lo, ser avisado com alertas e até pagá-lo. A qualquer hora e em qualquer lugar.

Para utilizar a ViaCTT, possibilitando-lhe receber o seu correio em formato digital, bem como, usufruir de outras capacidades, terá que aderir ao serviço.

Veja como em Como aderir.

Para receber o correio das entidades pretendidas, deverá proceder à ativação das mesmas, introduzindo, para cada entidade, os dados solicitados para o efeito. A ViaCTT informará automaticamente cada uma das entidades que subscreveu, não sendo necessário que informe a entidade posteriormente.

Poderá efetuar mais do que uma subscrição por entidade (ex: se for titular de vários contadores da eleticidade), recebendo o correio de forma organizada por subscrição.

Cada subscrição poderá ser cancelada, deixando de receber o correio na ViaCTT.

O correio é entregue na caixa postal do destinatário até 24h depois de entregue pela entidade expedidora à ViaCTT.

Os documentos recebidos, são organizados por entidade expedidora e manter-se-ão disponíveis na caixa durante o período mínimo de 2 anos.

A data e hora de entrega do correio na caixa, bem como a data e hora de abertura do mesmo, são registadas e associadas ao documento, passíveis de consulta na caixa postal.

Poderá efetuar o pagamento relativo ao documento recebido (Ex: faturas e outros documentos), para as entidades que o disponibilizem pagável na ViaCTT.

Para o efeito, deverá definir uma ou mais contas bancárias na sua caixa postal ViaCTT, permitindo-lhe efetuar pagamentos pontuais ou programá-los à sua conveniência, para que se efectuem automaticamente.

A ViaCTT disponibilizará na caixa o registo de todas as transações efectuadas, para as quais poderá obter comprovativo/imprimir.

A ViaCTT informa, por email ou SMS, dos eventos ocorridos na sua caixa postal, nomeadamente, chegada de novo correio, estados dos pagamentos, etc.

A ViaCTT permite-lhe partilhar os documentos recebidos na sua caixa postal com outros utilizadores da ViaCTT, possibilitando a determinação da partilha de acordo com as suas necessidades, nomeadamente, indicação da data de início e fim da partilha, quais os documentos, etc.

A qualquer momento pode ser eliminada a partilha por qualquer um dos elos (titular ou recetor) da partilha.

As ações efectuadas sobre os documentos, pelos elos da partilha reflectem-se no documento, incluindo a sua abertura, pagamento, etc.

A ViaCTT disponibiliza-lhe um conjunto de facilidades para melhor gestão do seu correio:

- Gravação dos documentos para fora da caixa postal;

- Impressão dos documentos rececionados;

- Multi-acessos à caixa postal electrónica para pessoas coletivas (empresas/organizações, etc.)