O que é?

A ViaCTT é uma Caixa Postal Eletrónica segura e fiável.

Gratuitamente e com toda a comodidade, pode receber e gerir o seu correio.

A ViaCTT é uma Caixa Postal Eletrónica segura e fiável, disponível num portal seguro da Internet, que permite a receção do correio em formato digital.

Complementar à caixa postal física (correio tradicional), permite a receção do correio em formato digital, remetido pelas entidades emissoras aderentes à ViaCTT, desde que autorizadas pelo titular da caixa.

A ViaCTT não tem qualquer custo para os destinatários. Tal como no correio tradicional os custos são suportados pelos entidades emissoras do correio.

Cada pessoa individual ou coletiva pode ter uma caixa postal electrónica ViaCTT, durante toda a vida ou existência jurídica.

Os CTT são os consolidadores deste correio eletrónico, tendo a responsabilidade de ligação entre as entidades emissoras e os destinatários, assumindo, no mundo eletrónico, o mesmo papel que no correio tradicional.

Os CTT garantem a integridade e a confidencialidade do seu correio, já que são a única entidade que coloca correio no formato digital na sua caixa postal electrónica ViaCTT.

A Caixa Postal Electrónica ViaCTT não é um endereço eletrónico (email), não servindo para ser divulgado a terceiros, o que evitará a proliferação de correio não desejado, garantindo a sua privacidade.

O utilizador tem liberdade para escolher os remetentes dos quais pretende receber o correio em formato digital na ViaCTT.

São exemplos de remetentes que já pode subscrever na ViaCTT, prestadores de serviços como operadores de comunicações, fornecedores de eletricidade, gás, água, entidades bancárias ou vários serviços públicos.

Os mais modernos meios de segurança electrónica estão implementados neste serviço, garantindo o acesso, o tratamento e a conservação dos documentos através da identificação segura de remetentes e destinatários, utilizando certificados digitais de autenticação sempre que for aplicável.

Toda a correspondência enviada terá necessariamente um remetente, já que não existe a possibilidade, neste formato de caixa electrónica postal, de receber correspondência anónima, ou não endereçada sendo todos os remetentes claramente identificados.

A ViaCTT constitui um serviço da sociedade de informação, segundo a definição constante do nº 1 do artigo 3º da Lei do Comércio eletrónico (Decreto-Lei nº 7/2004, de 7 de Janeiro): serviço prestado à distância por via electrónica, no âmbito de uma atividade económica, na sequência de pedido individual do destinatário.

Para aderir e utilizar não tem qualquer custo. Os custos são suportados pelas entidades que expedem o correio digital, à semelhança do que hoje acontece com o correio tradicional.

Todos os dias, a qualquer hora, em qualquer lugar.